Apocalipse 3:14-22
Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.
Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente!
Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu.
Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.
Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.
Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.
Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Apocalipse foi escrito pelo apostolo João que estava na ilha de Patmus e recebe uma revelação em que o próprio Jesus aparece pra ele e pede pra ele escrever. Jesus manda algumas cartas a igrejas.
Essa carta para Laodicéia tem muito a ver conosco nos dias de hoje.
Paulo diz que nos últimos dias viriam tempos difíceis.
Pergunta: Está mais difícil? Visto que a medicina melhorou, a tecnologia melhorou, O homem vivia em torno de 50 anos, hoje vivemos em torno de 80, 90. Antigamente o transporte era à cavalo ou a pé, hoje podemos dar a volta ao mundo em um avião. A comunicação era por cartas, Uma notícia importante demorava cerca de 1 mês pra ser comunicada. Hoje em menos de 1 segundo temos tudo na palma de nossas mãos. Então por que Paulo nos diz que nos últimos dias haveriam tempos difíceis?
Não é pela escassez de recursos que as coisas ficariam difíceis, mas pelo excesso de recursos.
Quando Jesus manda essa carta pra essa igreja, e há uma forma de interpretar que essas igrejas representam as igrejas na história, e Laodicéia é a última, se olharmos nessa interpretação, ela seria uma igreja que se comunica com a gente.
Uma igreja que diz: estou rico, abastado, tenho tudo….
E Jesus manda essa carta pra igreja e diz isto, você não é frio e nem quente, é morno.
E muitas vezes imaginamos que esse frio, quer dizer que é um crente frio, aquele crente que não levanta a mão, que não dá glória e o crente quente é aquele que da glória, fala em línguas estranhas, mas não é disso que Ele está falando aqui.
É que na cidade de Laodicéia recebia águas frias de uma região e recebia águas quentes de outra região e na cidade se encontravam as duas e ficava morna, então o que Jesus está falando não que o frio é ruim ou que o quente é ruim, mas o que Ele fala aqui é que não ser intenso é ruim. O que Ele diz é: Eu não suporto quem não é intenso ao fazer as coisas pra Mim.
Se Eu te chamei pra ser o frio que mata a sede de quem precisa, seja completamente frio, se Eu te chamei pra ser quente, que aquece a vida das pessoas, seja completamente quente, mas não fica no meio do caminho.
E é essa carta que talvez mais nos representa hoje.
Temos visto que hoje no estado “pandemia/pós-pandemia” é que parece que há um manto de preguiça, uma cobertura de preguiça sobre nós. Vemos que as pessoas não tem mais participado das coisas da igreja, do reino em nossa comunidade. Não só em nossa igreja, mas em várias igrejas a situação é a mesma. Parece que um manto de preguiça está pairando em nossa geração. As atividades na igreja durante a semana não têm mais o apoio de muitos participando conosco, até mesmo aos domingos, muitos preferem assistir de casa, online, ou assistir a outras programações, pois parece que tem uma névoa de “mornidão” querendo tomar o nosso coração.
Amazias tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jeoadã; ela era de Jerusalém.
Ele fez o que o Senhor aprova, mas não de todo o coração.
2 Crônicas 25:1,2
Será que isso aqui descreve a gente? Podemos fazer o que o Senhor aprova, mas você faz de todo coração? Há intensidade naquilo que você está fazendo?
Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.
Jeremias 29:13
Quando cada fibra do seu ser procurar Ele, Quando tudo o que há em você desejar Ele.
Por que Laodicéia estava morna? E por que eu e você podemos estar mornos?
Por que a religiosidade nos leva a mornidão
Olha o que diz em Apocalipse 3:17
Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada.
Religiosidade é você achar que pelo teu esforço, você conquista algo de Deus. Religiosidade é você achar que há mérito em você por estar onde você está. A palavra da religiosidade é “adquiri, comprei” ou pode se expressar de outra forma na boca do religioso, em “Paguei o preço”
Por que esse coração religioso nos leva a mornidão?
- Essa igreja tinha dificuldade de enxergar pecado em si.
- Ela se vangloriava de andar em santidade. Ela falava é meu mérito, sou top porque eu sou um cara dedicado, porque eu estou fazendo o que tem que ser feito. Aí a gente começa a julgar o outro, desprezar o outro. Olha a fala: Não preciso de nada, não preciso de ninguém. Eu tenho tudo o que eu preciso, poque eu sou o suficiente. Mas o problema dessa mentalidade é que ela vem carregada também de “Não preciso de Cristo”
Nós temos uma igreja em que Jesus fala que está a porta e bate, se Ele está a porta e bate, Ele está aonde?
Se Cristo está do lado de fora da igreja? O que estão adorando lá dentro? Eles mesmo! Eles estão se adorando, se cultuando. Como acontece um culto com Jesus do lado de fora?
Quando começamos a olhar a nossa forma de cultuar a Deus, muitas vezes é com Cristo do lado de fora. Por que você está aqui? Porque estou precisando de uma cura, porque estou precisando de uma benção, porque estou precisando que Deus resolva isso na minha vida, então você não está aqui por causa Dele! Você não veio cultuar a ele, veio se cultuar, você veio aqui pagar alguma coisa pra ver se Ele faz alguma coisa pra resolver o problema do seu deus: Você.
A religiosidade é isso. É eu adorando a mim mesmo. Deus só é um meio de alcançar aquilo que eu quero.
As vezes nós estamos no trono e usamos Jesus como um amuleto pra conseguir o que queremos. Mas isso é evidenciado por uma mornidão. Quando alguém morno faz algo pro Senhor, ele não faz de todo coração. Isso é fruto de um coração envolvido por uma religiosidade.
Mas e agora, o que fazer pra mudar essa realidade? O que fazer pra voltar a essa intensidade?
Jesus responde pra essa igreja. E a primeira coisa que Ele responde é: Reconheça quem vocês são e o estado em que vocês estão.
Ele diz assim:
Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu.
Quem somos nós se tirarmos o Senhor?
Você pode estar nos assistindo aqui hoje e nem crer em Deus, mas Tenho uma informação pra te dar:
Você acordou porque as misericórdias do Senhor se renovaram sobre você, você só respira por que as misericórdias Dele se renovam sobre você e há mais uma chance pra gente se dobrar diante Dele. Há mais uma chance de nos entregarmos de todo coração. Reconheça.
Sabe quando a gente olha pras bem aventuranças em Mateus capitulo 5, a primeira bem aventurança é Bem aventurado os pobres de espírito
“Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.”
Mateus 5:3
O sermão da montanha começa com isso.
A palavra pobre de espírito no grego significa a figura de um mendigo no chão clamando por misericórdia.
Não porque os miseráveis são felizes, mas felizes são aqueles que conseguiram reconhecer a sua miséria, porque deles é o Reino dos céus.
Tudo começa com a gente reconhecendo a nossa condição. Com nosso esforço não conseguimos fazer nada, não compramos nada.
A nossa descrição nas escrituras é que nós estamos mortos em nossos pecados em delitos. E morto faz o que?
Morto não compra nada, não paga nada. Se nós estamos mortos em nossos pecados em delitos, nós estamos nús, cegos, miseráveis, infelizes. Essa é nossa condição.
Em Mateus 18:23 Jesus conta uma parábola de que um homem chega diante de um rei com
uma dívida de 10 mil talentos (60 milhões de dias de trabalho). Seria mais ou menos hoje uns 3 bilhões de reais.
Entenda: Quando você chegar diante do Rei, a sua dívida é impagável, sem Cristo estamos condenados.
A pessoa mais piedosa desta igreja, aos olhos de Deus é tão pecadora quanto ao maior ladrão que existe. Porque quebrar um mandamento, 10, 1000 é tudo condenação quando estamos longe de Deus. Podemos ter crescido em uma família totalmente imoral, mas os pais te deram muita educação, muita ética e você se acha superior a eles, mas o tanto de leis de Deus que você já quebrou. Um dia vamos chegar diante desse justo juiz que sabe pensamento, intenção do coração e o que você fez escondido que ninguém nunca viu.
É como uma árvore neutra. Uma árvore que ainda não deu nenhum fruto e de repente ela da uma maçã. Aí dizemos que essa arvore virou uma macieira. Certo?
Uma árvore que não sabe qual o fruto que ela vai dar, se é uma maçã ou se é uma laranja…
Isso não existe. A árvore é em sua essência o que ela é. Ela não muda. Assim uma pessoa que comete um pecado ela não se tornou um pecador, ela é um pecador. Na macieira, se tirarmos todos os frutos, ela continua sendo macieira. Mas quando Jesus entra em nossas vidas, ele arranca a árvore pela raiz tirando a nossa essência humana e colocando a essência Dele. Jesus vai nos julgar de acordo com a árvore que somos e não pelo fruto que damos. Por isso é necessário que nasçamos de novo, tirando toda nossa raiz pecaminosa e nascendo com a essência de Deus.
Isso é a mudança de vida que eu e você em nossos esforços não temos condição de fazer, pois reconhecemos que somos pobre, cego e nús.
A nossa dívida era tão intensa que nem o melhor cordeiro, nem o melhor homem ou nem mesmo o melhor anjo do céu, se fossem sacrificados por nós não pagaria nossa dívida. O que Ele fez pra pagar nossa dívida foi enviar o único filho Dele pra pagar o que devemos. O que Ele tinha de mais precioso em todo universo era capaz de pagar nossa dívida.
A primeira coisa que precisamos fazer ao perceber uma mornidão vindo sobre nós é voltar ao pó e reconhecer quem nós somos diante de Deus. Miseráveis, infelizes, pobres, cegos e nús.
Mas depois Dele dizer nesse texto que somos miseráveis, cegos, estamos em uma condição totalmente desprezíveis, Ele fala assim: Eis que estou a porta e bato. E Eu estou indo pra sua casa e estou desejoso de entrar e cear com você. Estou a porta dizendo deixa eu entrar, pois Eu sei no que posso transformar você. Ele diz que se você deixar eu entrar, eu entrarei e cearei com ele e ele Comigo. Ele diz põe a mesa pra mim. Põe o que você tem, miséria, pecado, feridas, doenças. Poe a mesa pra mim e depois que você por a sua mesa, eu vou por a minha mesa. Eu vou cear com você e você vai cear comigo.
O segundo desafio pra vencer a mornidão é receber.
Ele diz no verso 19: Repreendo e disciplino aqueles que eu amo.
Olhando pra nós com essa descrição como Deus pode nos amar?
Mas esta é a loucura do evangelho. Ele nos ama, Ele nos quer, Ele nos deseja. Ele quer adotar você como filho.
Essa é a loucura do evangelho. Ele começa te jogando na lona e no próximo segundo te coloca no céu.
Ele te fala da dívida e no próximo segundo te dá uma herança.
Ele te revela que você está vivendo um inferno e te entrega uma salvação.
Precisamos entender que não somos nós que estamos batendo na porta de Deus insistindo deixa eu entrar por favor, eu prometo que dizimo, eu prometo que vou na igreja todo domingo, eu prometo que faço jejum. Não. Foi Deus que veio bater na nossa porta. Não foi você que achou Deus, foi Deus que achou você. Não fui eu que aceitei Jesus, mas foi Ele que me aceitou e recebeu.
Só tem uma forma de queimar e essa forma é o evangelho.
O evangelho não é uma porta de entrada pra Deus. Ele é a entrada, o caminho e o alvo final.
O evangelho é pra tudo na nossa vida.
Certa vez Jesus entra numa casa e vem uma mulher pecadora e todos sabiam da fama dela. E aí ela chega na casa daquele religioso, e essa mulher chega por traz de Jesus que estava sentado a mesa e começa a chorar tão copiosamente a ponto de suas lagrimas lavar os pés de Jesus. Não era um choro silencioso, era um choro com soluço, urrando. Porque era alguém que reconhecia a sua miséria, que reconhecia o tamanho da dívida que ela tinha. E chorando começa a derramar perfume aos pés de Jesus e a secar com os próprios cabelos. E aquele homem começa a julgar aquela atitude e pensar que se Ele fosse profeta saberia quem é essa mulher, que ela tem uma dívida gigantesca. E Jesus conta uma parábola e dizia: dois homens estavam devendo pra um credor, um devia 50 e outro 500 e esse credor perdoou os dois. Quem
você acha que ama mais o credor? E aquele homem disse: Quem mais foi perdoado. E Jesus disse correto.
Quem mais foi perdoado mais ama, portanto a sua intensidade com Cristo é inteiramente proporcional a sua capacidade de reconhecer o quanto você deve.
As vezes vemos pessoas intensamente adorando a Deus nos cultos, e não entendemos e até achamos que é exagero, mas só aquela pessoa sabe o quanto ela foi perdoada pra se entregar a Deus com tanta intensidade.
Como é a intensidade de uma pessoa que acha que foi preciso só uma gota de sangue pra te salvar? Como é a resposta da sua adoração?
Exemplo um açougueiro bate a sua porta e diz: A sua dívida no meu açougue está perdoada, mas você nem sabia daquela dívida. Você até fica feliz e diz pra ele, legal. Vou até passa lá de vez em quando comprar uma carninha, nem sabia que você tinha um açougue, mas agora sabendo até passo lá aos domingos pegar uma carne. É a mesma coisa quando ouvimos que Jesus morreu na cruz por nossas dividas quem nós não imaginamos que tínhamos. Falamos legal vou até lá de domingo dar um oi. Mas quando entendemos que através da morte Dele, toda nossa geração futura, que estava condenada, por causa da nossa dívida e ele bate a porta e fala: Sua divida está perdoada completamente. Aí você fala beleza, estamos no zero a zero e Ele continua, estou te adotando como filho, e agora você é coerdeiro comigo, tudo que é meu é seu.
Fala pra mim se você vai só fazer uma visitinha de domingo, se você vai ficar fazendo continha de quanto é o dízimo pra não dar 50 centavos a mais, Fala pra mim se você vai ficar com preguiça de levantar a mão na hora do louvor?
Pessoas ao entrar aqui e não estão vendo Deus. Elas só estão vendo pessoas que dizem estar vendo Deus. E quando elas olham pra nós, que dizemos estar vendo Deus, qual é o tamanho do Deus que dizemos estar vendo quando ela vê a gente adorar?
Não é uma questão de personalidade, mas é uma questão de você entender o preço que foi pago por você.
A ponto da esposa de Davi reclamar da dancinha dele, e ele dizer pra ela, você não está entendendo o que eu vi.
É como você colocar um fone de ouvido e começar a dançar no meio da praça. As pessoas olham e podem falar olha lá um louco, mas é que elas não estavam ouvindo a música, só que a única forma da nossa comunidade, nossa cidade desejar a música é vendo a dança.
Não seja aquele que faz o que agrada a Deus, mas não faz de todo coração. Seja aquele que faça o que agrada ao Senhor mas seja intenso naquilo que faz.
Se entregue de todo coração