Batizar significa mergulhar, colocar para dentro
- Batismo é uma ordenança de Jesus (MT 28:19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;)
- O batismo é um selo da justiça que vem pela fé (MC 16:15-16 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado)
Jesus mandou pregar o evangelho e mandou batizar aqueles que cressem no evangelho. O batismo não salva. Quem determina se há ou não a salvação é a fé, por isso vemos o batismo como um selo da fé. Não tem um papel na salvação, mas na consolidação da fé que nos leva a salvação.
Não é a água do batismo que nos limpa. O que nos limpou foi o sangue de Cristo. O batismo nas águas simboliza o tipo de fé que nós temos.
Nós podemos afirmar que o batismo expressa o tipo de fé que nós temos.
A fé tem algumas características que precisam ser entendidas:
- Identificação
- Apropriação
- Confissão
No batismo damos testemunho destes 3 aspectos da fé:
Identificação: Pra ser salvo tem que crer em Jesus, e muitos dizem que creem, mas não é apenas crer que ele existe, mas entender o porque que Ele se fez homem. Porque tudo o que Ele fez, fez em nosso lugar.
Ele era o nosso substituto. O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele. Ele sofreu o que nós deveríamos sofrer.
Quando Ele morreu, nós morremos e quando ele Ressuscitou, nós ressuscitamos, pois Ele estava nos representando
(Colossenses 3:3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.)
Quando Deus nos olha, Ele vê Cristo. Essa é nossa identificação. Nós estamos literalmente Nele!
Apropriação: é tomar posse, segurar agarrar tudo o que Ele fez por mim. É dizer pela fé eu não só reconheço o que Ele fez por mim, mas eu me aproprio, eu tomo como meu. E a partir deste momento nós vamos externar publicamente aquilo que acreditamos.
(Rm 6: 3,4 Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.)
Confissão: Significa não só verbalizarmos nossa crença em Cristo, mas quando somos batizados em público nas águas nós estamos confessando e testemunhando publicamente nossa fé em Jesus. Não apenas que cremos nele, mas qual o tipo de fé que temos.
Quem pode se batizar?
(Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, porém quem não crer será condenado.”)
Todo aquele que crer, entendendo que o crer é identificar-se, apropriar-se e confessar não só na hora do batismo, mas confessar a Cristo diz respeito a estilo de vida que teremos, a disposição de pregar o evangelho, assumir a nossa fé de uma maneira com muita firmeza, determinação e posicionamento. O batismo é licito se você crer de todo coração. O batismo não apenas um rito a ser cumprido, mas que expressa a fé, que é a grande responsável por nossa salvação.