Ouça esse post em formato de áudio
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.
Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.
Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
Gálatas 5:16-25
Paulo usa a ilustração do fruto, assim como Cristo usou também a mesma ilustração (Eu sou a videira verdadeira e você são os ramos, aquele que permanecer em mim dará fruto).
Essa ilustração é perfeita pra falar do crescimento do cristão.
4 aspectos que o fruto do Espírito causa no crescimento de um cristão:
1 – O crescimento do cristão assim como o fruto é gradual, lenta e até mesmo invisível.
Ex. a criança quando vivemos juntos não percebemos o crescimento dela, assim como o fruto, se olharmos todos os dias vai parecer que não está acontecendo nada, mas está acontecendo. Tenha paciência, pois esse crescimento é gradual.
2 – O crescimento do cristão é inevitável. Se o Espírito Santo habita uma pessoa, essa lista vai acontecer na nessa pessoa.
Ex. uma construção realizada muito próximo a uma árvore, e as raízes começam a crescer embaixo da casa, e de repente aquela raiz começa a quebrar o concreto pesadíssimo, não importa o quão de pedra é seu coração, se o Espírito Santo habita em você, Ele vai quebrar seu coração e vai frutificar o fruto do Espírito. Portanto se nada vier pra fora, aí precisamos questionar se realmente temos o Espírito Santo em nós.
Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz.
Lucas 8:17
3 – Interno. Há uma diferença entre um crescimento orgânico e um crescimento mecânico. Se eu construir um prédio com vários blocos, por exemplo, isso é um crescimento mecânico, um crescimento fruto do meu esforço. Não é isso que a bíblia está falando.
A gente pode ouvir os nove aspectos do fruto do Espírito e sair daqui tentando produzir no braço, a gente pode sair daqui tentando forçar a mansidão, forçar a paciência, a bondade, como se fosse um adestramento.
Paulo fala sobre isso em 1 Coríntios 13 – Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como um metal que soa ou como o sino que tine. Não é sobre aprender um comportamento, mas sobre ter a sua natureza alterada pelo Espírito Santo.
Isso é tão importante, pois podemos ter um falso parâmetro da habitação do Espírito e não podemos nos enganar.
Ter a vida das pessoas ao seu redor mudada por causa daquilo que você está fazendo, não é evidência de que o Espírito Santo está em você.
A evidência da habitação do espírito não é se pessoas estão sendo mudadas, mas é se você está sendo alterado dia após dia a imagem de Jesus, porque é interno.
4 – Simétrico. É quando as coisas crescem de forma ordenada. Tudo crescendo junto.
Paulo diz “O FRUTO DO ESPÍRITO É…..” Até parece um erro de português, pois deveria ser “OS FRUTOS DO ESPÍTIRO SÃO…” Qual será o fruto que Paulo tinha em mente quando ele disse isso?
Quem usava essa mesma ilustração de fruto era Jesus. “Eu sou a videira verdadeira e vós os ramos, se você permanecer em mim e eu permanecer em você, você dará muito fruto”. De que fruto Ele estava falando? Podemos ilustrar isso como a uva, pois a uva tem esse cacho que tem várias uvinhas e ela cresce de forma simétrica, todas crescem juntas. Pois esse crescimento simétrico é a única evidencia que eu tenho se a manifestação desses nove aqui é o fruto do Espírito a manifestação da minha personalidade.
Ex. Uma pessoa pode ter amabilidade e mansidão, mas não ter fidelidade, verdade. A amabilidade e mansidão não são sinais do fruto do Espírito sobre essa pessoa. O fruto do espírito cresce de forma simétrica. Todos os aspectos crescem juntos. A Bíblia diz que Jesus era cheio de graça e verdade. Ele falava e agia com graça, mas também com verdade.
Domínio próprio/Autocontrole/Disciplina
Esse é dos principais falsos frutos do Espírito.
É o fruto do Espírito mais pregados nos dias de hoje. O tempo todo tem alguém falando sobre isso (Vamos acordar as 5 horas da manhã, tomar banho gelado, comer uma salada e um café com óleo de coco, vai pra academia, pedala 20 km lendo um livro em cima da bicicleta, vai pra sua empresa, trabalha 12 horas pois sua empresa vai bombar porque você nasceu pra ser um campeão).
Existem dois tipos de domínio próprio:
1 – Gerado pelo esforço humano (Esse que acabei de descrever)
2 – Gerado Espírito
Quando eu sei que esse esforço é gerado pelo espírito? Exatamente pela simetria, é quando você cresce em domínio próprio, mas também cresce em amor, em alegria, paz, bondade, mansidão. Está crescendo em todos os outros.
Não adianta ser um atleta disciplinado que acorda cedo, treina, vai pra academia, todo regrado, mas não vence o vicio das drogas/bebidas. Ou ser um empresário bem sucedido, com uma conta bancária altíssima, e agride a esposa. Esse domínio próprio é um falso domínio próprio. O Domínio próprio gerado pelo Espírito tem simetria.
Por que é tão importante o domínio próprio?
Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.
Provérbios 25:28
A muralha de uma cidade era a proteção dela pra ela não ser invadida. Quando os povos vivam em guerra e as civilizações queriam invadir a outra cidade pra tomar conta da cidade, então era construída ao redor de toda a cidade uma muralha de proteção pra que o inimigo não invadisse e a cidade não fosse destruída.
Na área onde há um descontrole, há uma brecha pra satanás. (Brecha é exatamente uma fenda no muro onde o inimigo possa entrar)
Há alguma área da sua vida que há um descontrole?
Será na área financeira?
Na área da sexualidade?
Na área da comida?
Esse aspecto do fruto pode gerar uma certa confusão pois em todos os outro aspectos vemos que é o Espírito agindo em nós, mas nesse acaba parecendo que é um esforço nosso, mas não. Paulo explica isso no versículo 17.
Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
Gálatas 5:17
Existe uma guerra dentro de você pra quem quer controlar a sua vida. A carne quer ter o controle, e o Espírito que ter o controle. Nesse momento eles estão em guerra dentro de você.
Então quando não tínhamos nascido de novo, não tínhamos nos convertido, havia somente a carne querendo dominar, O que a bíblia chama de ser escravo do pecado, onde não tínhamos a opção de não pecar, de não viver essa vida porque não havia uma outra opção dentro de nós a não ser o pecado, mas o Senhor nos atraiu e nascemos de novo. O Espírito Santo entrou em nós e agora tem essa guerra dentro de nós.
O domínio próprio quer dizer que agora tem o controle.
O Domínio próprio não é você controlar a sua vida, mas decidir pra quem você vai entregar o controle da sua vida. Só tem duas opções se você nasceu de novo: Entregar pra carne, ou entregar pro Espírito. Isso é diário, uma guerra diária.
Se você tem que perder o controle, perca o controle pro Espírito Santo. Já não sou mais eu quem vivo, mas Ele quem vive em mim. Sai do controle e entregue o controle pra Cristo.
Exemplo um jogo de vídeo game com uma fase difícil de passar e você chama alguém que já zerou o jogo pra te ajudar a passar, e você só vai conseguir passar se entregar o controle nas mãos dele.
Jesus disse: No mundo tereis aflições, mas tem bom ânimo pois eu venci o mundo. Podemos interpretar assim: No mundo vai ter chefões difícil, mas tem bom ânimo, eu zerei esse jogo.
Uma história muito legal sobre ter o controle e saber o que está fazendo:
Certo homem, muito tempo atrás, possuía um automóvel modelo Ford, com o qual passeava pelas ruas de sua cidade.
Contentíssimo o proprietário se admirava sempre dos muitos recursos do novo veículo, entre eles, velocidade e maciez. Certo dia, quando o nosso amigo estava passeando o, o carro, subitamente, parou. Em plena avenida, morrei o motor e nada o fazia pegar. De tudo tentou, mas nada… Não deu nenhum sinal de que iria funcionar. Como podia? Um carro tão bom, parar desse jeito?
O homem já estava perdendo a paciência quando um desconhecido solicitou licença para ajudar.
Desconsolado, o proprietário consentiu, sem confiar que qualquer coisa pudesse ser feita aquela altura. O estranho, porém, abriu o capô, conectou um fiozinho a uma pequena peça do motor e, com um delicado toque, completou o reparo. Suas mãos nem receberam manchas de graxa, e, dada a partida, estava perfeito o automóvel.
Parece ironia. O mecânico desconhecido se aproximou do proprietário e, mostrando-lhe a carteira de identidade, diante dos olhos curiosos de uma pequena multidão, disse: “Meu nome é Henry Ford. Eu é que fiz estes veículos e compreendo muito bem como funcionam”.
Se você quer ser mais do que vencedor, entregue o controle na mão daquele que sabe o que está fazendo. Acorda todo dia e fala Senhor, seja a feita a Tua vontade e não a minha.
É sobre escolher quem vai controlar sua vida.
Liberdade é sobre entregar o controle na mão do Espírito Santo e deixar ele te conduzir da
forma que te leva a fazer a vontade Dele.