Faça parte deste ministério você também!

O amor de Deus

Ouça esse post em formato de áudio

Efésios 3:17-19

17. Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,

18. Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,

19. E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.

Neste trecho, o apóstolo Paulo nos ensina que devemos conhecer a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do amor de Deus.

Largura, comprimento, altura e profundidade são unidades de medida.

Ex: O púlpito tem uma largura, um comprimento, uma altura e uma profundidade. Mas eu consigo ver o púlpito.

VAMOS SUPOR QUE VAMOS TER UM AMIGO SECRETO DE ROUPAS. COMO VOU SABER DE QUAL TAMANHO COMPRAR? POR QUE É MAIS FÁCIL TIRAR ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA?

Pergunta: como nós podemos entender o tamanho do amor de Deus?

Vamos voltar lá no início, quando Deus criou o homem. A Bíblia nos fala que Deus visitava o homem todos os dias e eles tinham um relacionamento como de um pai e um filho.

Mas o homem desobedeceu a Deus e o pecado entrou no mundo.

  • Mesmo assim, Deus dá ao homem uma chance de recomeçar.
  • O homem e a mulher descobriram que estavam nus por causa do pecado.
  • Deus mata um cordeiro e cobre o homem e a mulher com a pele do animal, cobrindo a vergonha que eles estavam sentindo. 

João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

  • Este é um dos versículos mais conhecidos da Bíblia.
  • Ele fala que Deus amou TANTO o mundo (NÓS), que entregou o seu próprio filho para morrer por nós e nos dar a vida eterna.
  • Jesus foi o cordeiro morto para cobrir a vergonha do pecado em nossas vidas.

Quem mais nos amaria tanto ao ponto de morrer em nosso lugar? 

Dar um presente pra quem não está esperando – a pessoa não sabe como reagir. ela agradece, mas fica sem jeito – O AMOR DE DEUS NOS CONSTRANGE

2 Coríntios 5:14,15

14. Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.

15. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

Às vezes, nós podemos pensar: mas Deus é tão PERFEITO, como Ele vai amar alguém como eu?

Romanos 5:7,8

7. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.

8. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

Jesus não esperou que fôssemos perfeitos para morrer por nós, mas morreu por nós, sendo nós ainda pecadores, para que pudéssemos voltar a ser FILHOS DE DEUS.

O filho pródigo

Lucas 15:11-24

11. E disse: Um certo homem tinha dois filhos;

12. E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.

13. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.

14. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.

15. E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.

16. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.

17. E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!

18. Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;

19. Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.

20. E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.

21. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.

22. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;

23. E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;

24. Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.

  • O filho pródigo foi pra longe do pai pra viver uma vida de qualquer maneira
  • Ele perdeu tudo o que tinha e se lembrou de como o pai o amava
  • Ele decide voltar, pensando que o pai não vai aceitá-lo de volta
  • Mas o pai o aceita como filho, porque o pai o ama.
  • Nosso Deus nos ama. Ele quer ter um relacionamento conosco de pai e filho.
  • Ele não está preocupado com o quanto você já errou, mas Ele quer te ensinar a não errar mais, não porque você não serve, mas porque Ele te ama e quer que você viva.

Ele nos amou primeiro

1 João 4:19

Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.

Ele nos ama mesmo quando ninguém mais nos ama

Isaías 49:15

Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.

Nada pode nos separar do amor de Deus

Romanos 8:35-39

35. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

36. Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro.

37. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

38. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,

39. Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

O Senhor corrige a quem Ele ama

Provérbios 3:12

Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.

Hebreus 12:6-8

6. Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.

7. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?

8. Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.

pergunta: Deu para ter uma ideia do TAMANHO do amor de Deus?

1 João 4:16

E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.

  • DEUS É AMOR. Se Ele é amor, o amor Dele tem o tamanho Dele.
  • Você acha que Deus não te ama? Qual o tamanho de Deus? Este é o tamanho do amor Dele por você.